
As pequenas e médias empresas questionam-se se devem ou não investir em publicidade para os seus serviços e produtos. Isto acontece muitas vezes devido a orçamentos apertados, ideias pré-concebidas sobre a publicidade e desconfiança relativamente a agentes publicitários. No entanto existe uma panóplia de vantagens no investimento na comunicação da sua marca.
1 Concertação e Frequência
Uma comunicação concertada e frequente ajuda a construir a notoriedade da marca bem como aumenta a sua exposição.
2 Continuidade
Se uma marca pára com a comunicação, o cliente pode pensar que esta está com problemas, diminuindo a confiança que tem para com a mesma.
3 Publicidade
Ao investir em publicidade, pode-se tornar um líder de ideias na sua área de acção, reforçando a notoriedade de marca também perante a concorrência.
4 Estratégia
Uma comunicação estrategicamente definida e bem executada pode efectivamente levar a um aumento de vendas, especialmente apelar à acção por parte do cliente.
5 Distinção
Investir em comunicação quando a economia está ainda em crescimento, pode ser um factor de distinção perante a concorrência.
6 Força e Estrutura
Uma comunicação forte e estruturada irá fortalecer a sua capacidade de negociação e compra devido à acrescida notoriedade da marca.
7 Criatividade
A publicidade criativa e distinta irá destacar o seu negócio da concorrência.
8 Influência
Uma comunicação estrategicamente definida tem efectivamente a capacidade de influenciar a escolha do cliente.
9 Desejo e Necessidade
Ajuda a transformar os desejos dos consumidores em necessidades.
10 Consistência
A comunicação de marca dá mais consistência ao seu produto/serviço, diminuindo a sazonalidade no consumo.
11 Alcance
A consistência na comunicação irá também garantir sempre que a mensagem estratégica da sua empresa é transmitida.
12 Multi-Meios
Por fim, uma comunicação multi-meios irá sempre alcançar um largo espectro geográfico de consumidores, aumentando a exposição e consequente notoriedade de marca.
Convém ter sempre em conta que a comunicação da sua marca deve ser realizada sempre de forma concertada, criativa e apelando às emoções do consumidor. Estes aspectos levam a melhor memorização da sua marca e consecutivo aumento de notoriedade. Não deve esquecer que a comunicação tem que ser realizada de forma fluída e continua e não sincopada de forma a fidelizar clientes e transmitir confiança e segurança.
O processo de avaliar previamente o quanto o seu investimento em comunicação de marca vai gerar em negócio é complexo. Ainda assim a estratégia de comunicação deverá ser constantemente avaliada de forma a ser afinada para os meios e formas de comunicação que trazem melhores resultados.
Pingback: 10 passos para planear a comunicação da marca (Parte 1) - Marketing Campus
Pingback: 10 passos para planear a comunicação da marca (Parte 2) - Marketing Campus
Pingback: 10 passos para planear a comunicação da marca (Parte 2) – Marketing Campus
Pingback: 10 passos para planear a comunicação da marca (Parte 1) – Marketing Campus
Obrigado caro Paulo 🙂
Bom artigo. Sintetiza muito bem quais as vantagens de investir na comunicação da marca e como deve ter sempre em conta aspetos fundamentais como o consumidor e a concorrência. Muito bem!