7 Dicas para Decorar a Montra do seu Negócio

Montras

 

A montra do seu negócio é como um outdoor. O seu outdoor mais importante. Pode ser o factor crucial que leva o cliente a entrar ou não na sua loja.

Muitas vezes as pequenas lojas organizam as montras de forma aborrecida, repetida e desinspirada, não dando qualquer destaque ao negócio. Se se dedicarem a reflectir um pouco sobre o assunto, com a ajuda de profissionais e algum investimento, conseguem destacar-se da concorrência. Ficam aqui umas dicas para potenciar o seu outdoor principal.

 

1 Conte uma história

 

Pode contar a história da sua marca, ou contar uma história relacionada com um evento sazonal para promover determinados produtos. Não se limite a colar o logótipo e expor uma quantidade de produtos não relacionados só porque estão em promoção. Para o dia dos namorados, por exemplo, não basta pegar em tudo o que é vermelho, chocolate ou em forma de coração e colocar na montra. Se fizer isto vai fazer igual a todos os outros e não se destaca minimamente.

Pegue no conceito da sua marca e defina uma estratégia para o ano inteiro. Relacione a sua imagem com os eventos sazonais e as promoções. Pode, por exemplo, fazer cenários sequenciais em telas que vai trocando consoante a época do ano. Pode colocar molduras em vinil de recorte no vidro e colocar os produtos em destaque alinhados.

Torna-se complicado definir uma história de forma geral, bem como os materiais e a organização a utilizar, por isso cada caso e cada negócio deve ser analisado (comparando com o que se faz na sua concorrência) para se definir o que são os pontos de destaque e que apelam ao regresso do cliente.

 

2 Pense em planos visuais

 

Antes de montar a loja tenha em atenção quais são os pontos com mais visibilidade: normalmente os que ficam ao nível médio dos olhos do cliente (1,6m a 1,8m). Não pense na decoração pela parte interior, saia da loja, analise as perspectivas possíveis, condicionantes à exposição (trânsito e postes por exemplo), pontos de observação mais comuns (o cliente fica no passeio a um metro da montra, ou é uma zona pedonal e em média os clientes passam a dois/três metros?; existe alguma esplanada perto de onde as pessoas possam ficar a olhar para a montra?) e iluminação de rua existente (é uma rua iluminada? tem árvores e é mais escura? tem iluminação municipal nas festas?).

Todos estes pontos influenciam a forma como vai apresentar a sua história e organizar a sua montra.

 

3 Surpreenda os seus clientes

 

Não siga a corrente da concorrência, tente sempre ser original (mantendo-se fiel à estratégia que definiu) e surpreender os clientes. Organize os produtos de forma original e inesperada. Faça ligações improváveis, organize consoante o pantone de cores, coloque apontamentos de contraste em vinil de recorte… faça a decoração para que os clientes tenham vontade de a fotografar e de regressar para ver quais as novidades.

 

4 Use formas e cores arrojadas

 

Uma maneira de se destacar passa por ser arrojado nas escolhas. Colocar “saldos” ou “descontos” em letras enormes a “bold” em vermelho toda a gente o faz. Destaque-se na forma como os anuncia, relacione com a cor institucional do seu negócio, use formas diferentes (molduras em vinil de recorte, fontes tipográficas clássicas e pouco utilizadas, produtos pendurados do tecto…).  

 

5 Mantenha um visual “clean”

 

Surpreender o cliente, ou ser arrojado nas cores e formas não significa encher a montra de estímulos visuais “ruidosos”. Mantenha a montra “clean” e direccionada para o que quer promover. Pode ser arrojado em apontamentos e formas de organizar sem provocar confusão ao cliente. Não encha a montra de produtos, escolha só alguns e destaque-os acrescentando apontamentos que funcionem com esses produtos.

 

6 Altere frequentemente o visual

 

Se alterar frequentemente o visual da sua montra pode ir dando destaque a cada produto, sem ter que encher a montra toda de uma vez com tudo ao mesmo tempo. O objectivo de ter uma montra apelativa é aumentar o fluxo de clientes, o que lhe retirará tempo para alterar muito frequentemente a montra. No entanto se tiver tudo planeado antecipadamente, bem como os materiais prontos previamente, o esforço será menor.

 

7 Use iluminação para se destacar

 

Como já referido antes, a iluminação do local onde se encontra a sua loja é um elemento importante. A iluminação que utilizar dentro da montra deverá estar enquadrada com a iluminação natural (exposição solar) e da rua onde está. Mais uma vez esta deve estar focada nos pontos que pretende destacar e para onde os clientes mais olham. Deve também apostar num reclamo luminoso que deverá estar de acordo com a estratégia que tem para a sua montra, seja em termos de cores, destaque ou iluminação.  

 

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